/*agosto « 2009 « SP-GTUG*/

Archive for agosto, 2009

1º Projeto

Estamos iniciando o 1º projeto de desenvolvimento do grupo SP-GTUG.

Este primeiro projeto será o primeiro modulo de um sistema que ira gerenciar as atividades do grupo. Neste primeiro momento os desenvolvimento serão voltados para o gerenciamento dos eventos e encontro que o grupo realizará. Está publicado no Google Docs, http://docs.google.com/View?id=dg5qn3m_39fzpct9gz, um documento que determina o escopo desta primeira implementação.

Além da experiência que este projeto nos proporcionará, ele também será a base para a construção de artigos, explorando as experiências vividas dentro das ferramentas do Google.

Como próximos passos, o Sub-Grupo DEV, realizará uma reunião para traçar a estratégia de desenvolvimento que será seguida para este projeto.

No dia 24/08/2009, realizamos a primeira conferencia do grupo, para determinar o escopo deste projeto.  O áudio desta conversa esta disponível no link abaixo.

Por enquanto é isso e até a próxima pessoal.

 
icon for podpress  Reunião 24/08/2009: Play Now | Play in Popup | Download

Tags: , , ,

Resumo da Reunião no escritório do Google Brasil

Um pouco antes do nosso primeiro encontro recebi uma ligação do senhor Alejandro Villanueva (Developer Relations Lead, Latin America Google Inc.). Ele queria saber quais eram nossos planos para o grupo, e como ele poderiam nos ajudar.

Expliquei para ele que no primeiro encontro a idéia era determinar as diretrizes do grupo, e realizar uma integração com os membros do grupo.

Após esta ligação ficamos combinado que quando ele viesse ao Brasil, marcaríamos um encontro para conversar sobre o grupo.

A reunião ficou agendada para o dia 20/08/2009 as 18:00h.

Conforme combinado cheguei no escritório do Google as 18:00h e fui recebido pelo Alejandro, ele me apresentou todo o escritório e nos dirigimos a uma sala de reunião.

A principio para esta reunião o André Pantalião (membro do grupo), também iria participar, mas ele chegou por volta das 18:30h, já no final da reunião.

Contei para o Alejandro, sobre o nosso primeiro encontro, as divisões em sub-grupos, sobre a divisão dos dois eventos e sobre o projeto que estamos desenvolvendo.

Alejandro, se mostrou muito contente com a divisão em sub-grupos e com a forma como o grupo foi sub-dividido, ele ressaltou que o Google quer acompanhar de perto o nosso grupo para que ele se torno um case de sucesso.

Durante a conversa, Alejandro disponibilizou o uso do auditório que existe dentro do escritório do Google, para eventos esporádicos, o auditório tem capacidade para aproximadamente 50 pessoas. Além da infra estrutura, nos ofereceu palestrastes para realizarem apresentações por vídeo conferencia.

Para o nosso evento semestral, Alejandro ira disponibilizar 1 ou 2 palestrastes, para participar do evento, bem como o envio de alguns brindes. Já para os eventos menores, podemos contar com palestre por videos conferencia com integrantes do Google Brasil.

Para finalizar, fiquei encarregado de enviar para o Alejandro, mensalmente um relatório com algumas estáticas sobre o grupo, como:

  • Núemro de membros cadastrados no grupo.
  • Número de mensagens trocadas.
  • Número de visitas ao nosso site.
  • Número de artigos/tutoriais produzidos.

Estes dados servirão para reforçar a imagem do nosso grupo dentro do Google, nos porporcionando mais visibilidade dentro do Google.

Bom por enquanto é isso.

Abraços.

Victor B. Vieira

    Tags: ,

    1º Encontro SP-GTUG

    Como previsto no dia 15/08/2009 ocorreu o nosso 1º Encontro no auditório da Globalcode, o encontro estava previsto para iniciar às 10:00hs, mas acabei atrasando 20 minutos, por conta de carros quebrados, prefeitura realizando obras na marginal, em fim.

    Chegando na Globalcode, fui informado que já haviam 21 parcitipantes no auditório, neste instante já fiquei muito surpreso, pois esperava cerca de 10 pessoas uma vez que o objetivo do encontro era discutir as metas do grupo e não realizar uma apresetação ou coisa do gênero.

    Período da manhã

    No periodo da manhã a idéia era seguir a agenda:

    • Apresentação dos Membros
    • Periodicidade e formato dos encontros
    • Compartilhando conhecimento
      • Apresentações
      • Mini Cursos
    • Produção do Grupo
      • Publicação de Artigos;
      • Palestras em eventos;
      • Desenvolvimento de aplicações, para servirem de exemplos;
    • Fechamento e Avaliação do Evento

    Apesar de termos mais participantes do que o esperado, iniciamos uma atapa de apresentações onde cada participante pode falar um pouco sobre suas experiências profissionais e com os produtos do Google.

    As apresentações revelaram que entre os paticipantes tinhamos muitos desenvolvedores, designers, professores, consultores, empresários, etc. A grande diversidade de profissionais mostrou quanto o grupo é genérico fazendo jus ao seu nome “Grupo de Usuários de Tecnologia Google de São Paulo”.

    Outro ponto que achei muito interessante foi descobrir que dentre os membros, haviam pessoas que viajaram muito para participar do encontro, tivemos representantes de Campinas, Santos e São José dos Campos, mostrando o quanto o nosso Grupo tem potencial para crescer.

    Após as apresentações iniciamos uma etapa de levantamento das tecnologias Google que poderiam virar projetos, artigos, mini-cursos . Veja abaixo as tecnologias que foram listadas:

    AdSense Chrome OS Images Squared
    AdWords Code Insights Street View
    Analytics Desktop Latitude Talk
    Android Docs Maps Toolbar
    Answers Earth News Translator
    App Engine Finance Open Social Trends
    Apps Flu Orkut Video
    Blog Search Friend Connect Pack Voice / Phone
    Blogger Gears Page Speed Wave
    Book Gmail Picasa Web Master Tools
    Calendar GWT Reader YouTube
    Check out Health Scholar
    Chrome iGoogle Sites

    Acabamos por não listar todas as tecnologias do Google, pois se tivessemos tentando, provavelmente ainda estariamos descobrindo coisas “novas” sobre o Google. Concentramos nossos esforços em listar as tecnologias com maior potencial para o grupo.

    Após esta etapa, agrupamos as tecnologias para facilitar a organicação e  gerecimanto dos gsub-grupos, é claro que mesmo com as divisões do grupos tivemos interatividade entre os mesmos.

    Foram criados os seguintes grupos:

    Comunidade Dev Geo Marketing Mídia Misc Mobile Utilidade
    Blog Search App Engine Earth AdSense Images Answers Android Apps
    Blogger Chrome OS Latitude AdWords Picasa Book VoicePhone Calendar
    Friend Connect Code Maps Analytics Video Check out Neatx Chrome
    Gmail Gears Street View Insights YouTube Desktop Docs
    Open Social GWT Trends Finance iGoogle
    Orkut Page Speed Flu Translator
    Reader Sites Health
    Talk Web Master Tools News
    Wave Pack
    Scholar
    Squared
    Toolbar

    Definido estes grupos, elecamos dois moderadores para cada grupos,  pois a idéia de ter os moderadores é uma forma de criarmos uma referencia para cada grupo. Veja abaixo os moderadores de cada grupo:

    Comunidade Dev Geo Marketing Mídia Misc Mobile Utilidade
    João Paulo Paulo Fernandes Paulo Fernandes Eric Gomes Rodrigo Bianco Rodrigo Bianco André Pantalião Paulo Fernandes
    Roberto Pegoretti Victor B. Vieira Roberto Pegoretti Rodrigo Bianco Rodrigo Limão Rodrigo Limão Eduardo Carvalho Rodrigo Limão

    Com as definições deste grupos as comunicações e discussões (sp-gtug@googlegroups.com) deverão ter um prefixo indentificando a qual grupo a discussão pertence.

    Estes prefixos serão:

    • [comunidade]
    • [dev]
    • [geo]
    • [mkt]
    • [misc]
    • [mobile]
    • [util]

    Além destes acima, também vamos adotar o prefixo [off] para assuntos diversos.

    Com estas definições partimos para o próximo tópico de nossa agenda, a periodicidade dos encontros presenciais.

    Chegamos a um consenso que de 6 em 6 meses iramos realizar um grande evento aberto a todos os interessados onde teremos várias sessões simultâneas de apresentações e cursos.

    Definimos também que fora os encontros semestreais, teremos alguns mini-cursos, apresentações e eventos menores, que poderão acontecer mensalmente, mas para estes eventos ainda teremos muitas conversas em nosso grupo.

    Momento Histórico

    Antes de liberar o pessoal para o almoço, reunimos todos os membros para tirar uma foto que servirá de recordação do startup de nosso grande Grupo.

    Pausa para o almoço

    Haviamos conseguido um desconto em um restaurante perto da Globalcode, onde comemos uma bela feijoada, regada a muita conversa e descontração.

    Como já haviamos abordado toda a agendo do encontro,  Rodrigo Biando e Eric Gomes,  realizaram um bate papo sobre AdSense, AdWords e Analytcs, algo bem informal, pois como não estava na agenda ele não havia preparado nenhuma apresentação.

    Os dois são profissionais que trabalham com links patrocinados e foram mostrando exemplos de utilização destes produtos e como eles se relacionam.

    Considerações Finais

    Fico muito feliz de ter certeza que o encontro atingiu seus objetivos.

    Após este encontro fiz uma analise da ficha de avaliação sobre o encontro que disponibilizamos para o nosso grupo.

    Vou comentar brevemente sobre as fichas:

    Houveram poucas críticas sobre o evento, mas três sobre a pauta do encontro me chamaram atenção. Assumo a responsabilidade de ter substimado o coro que teria no encontro por isso não realizamos nenhuma apresentação ou uma agenda mais completa, volto a repetir a idéia era ter um bate papo até mesmo informal sobre as diretrizes do grupo. Por outro lado um fato muito gratificante foi que avaliando o encontro de 0 à 10 os presentes classificaram o encontro como tendo nota 8,5.

    Para fechar vou deixar o link para a Matriz de Responsabilidades do grupo e o link para as fotos do encontro.

    Matriz de responsabilidades clique aqui!

    Clique na foto abaixo para ver mais fotos do encontro.

    1º Encontro SP-GTUG

    Tags: ,